1. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA), de 2016
Fonte http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf
·
Em LEITURA,
54,73% de mais de 2 milhões de alunos concluintes do
3º ano do ensino fundamental apresentaram DESEMPENHO
INSUFICIENTE no exame de
proficiência.
o
Desse
total, cerca de 450 mil alunos foram classificados no nível 1 da escala de
proficiência, o que significa que são incapazes de localizar informação
explícita em textos simples de até cinco linhas e de identificar a finalidade
de textos como convites, cartazes, receitas e bilhetes.
·
Em ESCRITA,
33,95% estavam
em NÍVEIS INSUFICIENTES (1, 2 ou 3).
o
Embora o número não seja tão alto em comparação
com leitura, percebe-se a gravidade do problema diante da descrição desses
níveis: aproximadamente 680 mil alunos de cerca de 8 anos estão nos níveis 1 e
2, o que quer dizer que não conseguem escrever “palavras alfabeticamente” ou as
escrevem com desvios ortográficos. Quanto à escrita de textos, ou produzem
textos ilegíveis, ou são absolutamente incapazes de escrever um texto curto.
·
Em MATEMÁTICA,
54,46% dos estudantes tiveram desempenho ABAIXO
DO ADEQUADO
o
O
que significa que não eram capazes, por exemplo, de calcular adição de duas
parcelas com reagrupamento, nem de associar o valor monetário de um conjunto de
moedas ao valor de uma cédula.
2. INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL
(INAF), DO INSTITUTO PAULO MONTENEGRO
Fonte: https://drive.google.com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view
Tabela 2 - NÍVEIS
DE ALFABETISMO NO BRASIL CONFORME O INAF (2001-2018)
Nível |
2001 |
2002 |
2003 |
2004 |
2007 |
2009 |
2011 |
2015 |
2018 |
2002 |
2003 |
2004 |
2005 |
||||||
BASE |
2000 |
2000 |
2001 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
Analfabeto |
12% |
13% |
12% |
11% |
9% |
7% |
6% |
4% |
8% |
Rudimentar |
27% |
26% |
26% |
26% |
25% |
20% |
21% |
23% |
22% |
Elementar |
28% |
29% |
30% |
31% |
32% |
35% |
37% |
42% |
34% |
Intermediário |
20% |
21% |
21% |
21% |
21% |
27% |
25% |
23% |
25% |
Proficiente |
12% |
12% |
12% |
12% |
13% |
11% |
11% |
8% |
12% |
Total2 |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
Analfabeto
Funcional* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
39% |
39% |
37% |
37% |
34% |
27% |
27% |
27% |
29% |
|
Funcionalmente |
61% |
61% |
63% |
63% |
66% |
73% |
73% |
73% |
71% |
Alfabetizados* |
Na escala do INAF, o ANALFABETISMO
FUNCIONAL abrange dois grupos:
·
“ANALFABETO”
o
O analfabeto é aquele que não consegue realizar
tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases, ainda que consiga
ler números familiares (números de telefone, preços etc.)
·
“RUDIMENTAR”.
o
O alfabetismo rudimentar é a condição daquele
que, entre outras limitações, apenas consegue
localizar informações explícitas, e expressas de modo literal, em textos simples do cotidiano (cartazes,
calendários etc.), não sendo capaz de fazê-lo em textos diversos (como
jornalísticos ou científicos) de média extensão, nem de realizar pequenas
inferências
De acordo com a tabela
acima (INAF Brasil 2018):
·
29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos
podem ser considerados ANALFABETOS FUNCIONAIS
·
12% dos
brasileiros nessa faixa etária
se encontram classificados como PROFICIENTES,
ou seja, conseguem elaborar textos um pouco mais complexos (como mensagens, descrições, exposições e argumentações) e opinar acerca
do estilo ou do posicionamento do autor.
3. IDEB ( ÍNDICE
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2019
Quem lê a notícia publicada no site do MEC “Ensino
médio registra crescimento histórico no IDEB 2019” Resultados apontam
evolução no rendimento escolar e no desempenho da etapa após quatro anos de
estabilidade. Ensino fundamental teve leve crescimento”, imagina que a educação
brasileira vai às mil maravilhas.
No entanto, basta acessar os Resultados do IDEB 2019 http://ideb.inep.gov.br/resultado/
para ver que não é bem isso que nos mostra o resultado obtido. Embora
não seja mentira, pois o ensinou médio cresceu depois de 10 anos praticamente
estagnado, mesmo assim apresentou resultados extremamente baixos em
relação às metas que por sua vez já são muito baixas. Desde 2011 os resultados
obtidos para o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental estão bem
abaixo das metas.
Abaixo está a
tabela com os resultados, que fala por si só. Basta ver os quadradinhos
verdes.
IDEB - Resultados e
Metas
IDEB 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e Projeções para
o BRASIL
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
|
|||||||||||||||||
IDEB Observado |
Metas |
|
|||||||||||||||
2005 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
|
|
Total |
3.8 |
4.2 |
4.6 |
5.0 |
5.2 |
5.5 |
5.8 |
5.9 |
3.9 |
4.2 |
4.6 |
4.9 |
5.2 |
5.5 |
5.7 |
6.0 |
|
Dependência Administrativa |
|
||||||||||||||||
Estadual |
3.9 |
4.3 |
4.9 |
5.1 |
5.4 |
5.8 |
6.0 |
6.1 |
4.0 |
4.3 |
4.7 |
5.0 |
5.3 |
5.6 |
5.9 |
6.1 |
|
Municipal |
3.4 |
4.0 |
4.4 |
4.7 |
4.9 |
5.3 |
5.6 |
5.7 |
3.5 |
3.8 |
4.2 |
4.5 |
4.8 |
5.1 |
5.4 |
5.7 |
|
Privada |
5.9 |
6.0 |
6.4 |
6.5 |
6.7 |
6.8 |
7.1 |
7.1 |
6.0 |
6.3 |
6.6 |
6.8 |
7.0 |
7.2 |
7.4 |
7.5 |
|
Pública |
3.6 |
4.0 |
4.4 |
4.7 |
4.9 |
5.3 |
5.5 |
5.7 |
3.6 |
4.0 |
4.4 |
4.7 |
5.0 |
5.2 |
5.5 |
5.8 |
|
|
|||||||||||||||||
IDEB Observado |
Metas |
|
|||||||||||||||
2005 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
|
|
Total |
3.5 |
3.8 |
4.0 |
4.1 |
4.2 |
4.5 |
4.7 |
4.9 |
3.5 |
3.7 |
3.9 |
4.4 |
4.7 |
5.0 |
5.2 |
5.5 |
|
Dependência Administrativa |
|
||||||||||||||||
Estadual |
3.3 |
3.6 |
3.8 |
3.9 |
4.0 |
4.2 |
4.5 |
4.7 |
3.3 |
3.5 |
3.8 |
4.2 |
4.5 |
4.8 |
5.1 |
5.3 |
|
Municipal |
3.1 |
3.4 |
3.6 |
3.8 |
3.8 |
4.1 |
4.3 |
4.5 |
3.1 |
3.3 |
3.5 |
3.9 |
4.3 |
4.6 |
4.9 |
5.1 |
|
Privada |
5.8 |
5.8 |
5.9 |
6.0 |
5.9 |
6.1 |
6.4 |
6.4 |
5.8 |
6.0 |
6.2 |
6.5 |
6.8 |
7.0 |
7.1 |
7.3 |
|
Pública |
3.2 |
3.5 |
3.7 |
3.9 |
4.0 |
4.2 |
4.4 |
4.6 |
3.3 |
3.4 |
3.7 |
4.1 |
4.5 |
4.7 |
5.0 |
5.2 |
|
|
|||||||||||||||||
IDEB Observado |
Metas |
|
|||||||||||||||
2005 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
|
|
Total |
3.4 |
3.5 |
3.6 |
3.7 |
3.7 |
3.7 |
3.8 |
4.2 |
3.4 |
3.5 |
3.7 |
3.9 |
4.3 |
4.7 |
5.0 |
5.2 |
|
Dependência Administrativa |
|
||||||||||||||||
Estadual |
3.0 |
3.2 |
3.4 |
3.4 |
3.4 |
3.5 |
3.5 |
3.9 |
3.1 |
3.2 |
3.3 |
3.6 |
3.9 |
4.4 |
4.6 |
4.9 |
|
Privada |
5.6 |
5.6 |
5.6 |
5.7 |
5.4 |
5.3 |
5.8 |
6.0 |
5.6 |
5.7 |
5.8 |
6.0 |
6.3 |
6.7 |
6.8 |
7.0 |
|
Pública |
3.1 |
3.2 |
3.4 |
3.4 |
3.4 |
3.5 |
3.5 |
3.9 |
3.1 |
3.2 |
3.4 |
3.6 |
4.0 |
4.4 |
4.7 |
4.9 |
|
Os resultados marcados em verde referem-se ao IDEB que atingiu a meta.
Fonte: Saeb e Censo Escolar. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ensino-medio-registra-crescimento-historico-no-ideb-2019
Conforme
publicação da Gazeta do Povo Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/estudantes-brasileiros-continuam-entre-os-piores-no-pisa-2018/?ref=link-interno-materia?ref=link-interno-materia#ancora-1 e algumas iinformações de https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2019/12/03/e-preocupante-que-50-dos-alunos-brasileiros-nao-tenham-nivel-basico-de-leitura-diz-analista-da-ocde.htm?cmpid=copiaecola
Leitura
Brasil Média da
OCDE"
Brasil Média da OCDE
Em
matemática, a média dos alunos brasileiros foi de 384 pontos, enquanto a média
dos países desenvolvidos é de 489 pontos. O Brasil em 70° lugar no ranking de
matemática, dentre 78 países, atrás dos vizinhos Chile (417), Peru (400) e
Colômbia (391).
Ciências
Brasil Média da
OCDE
Em ciências,
a média brasileira foi de 404 pontos, deixando o Brasil em 66° lugar no ranking
da disciplina.
Fonte:
OCDE/Pisa 2018 Infográfico: Chantal Wagner / Gazeta do Povo
5. SAEB (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2017
Em
30/08/2020 Vanessa Fajardo e Flavia Foreque, G1 e TV Globo, publicaram no
Portal G1 um artigo com o título: 7 DE
CADA 10 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM NÍVEL INSUFICIENTE EM PORTUGUÊS E
MATEMÁTICA, diz MEC https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml apresenta os resultados dos testes SAEB (SISTEMA
NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2017 realizados em 2017 com alunos dos
5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do
3º ano do Ensino Médio.
O artigo
mostra dados muito interessantes e o gráfico abaixo é auto-explicativo.
·
60% dos alunos (escolas públicas e privadas) do 9º
ano do Ensino Fundamental tem nível insuficiente em português e matemática
(notas de zero a três)
·
Mais de 70% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio
tem nível insuficiente em português e matemática (notas de zero a três), sendo que cerca de
23% desses alunos tem nota 0 (zero)
Dados do Saeb 2017 mostram médias de proficiência e português e
matemática — Foto: Karina Almeida e Juliane Souza/ G1
6. Ver Brasil está muito
distante do referencial mundial - Cenário
mundial da educação Profissional e Tecnológica de nível médio https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/existe-salvacao-fora-da-universidade-e-ela-esta-no-ensino-tecnico/
% dos estudantes formados no ensino técnico de nível médio
7. – “os pedagogos no Brasil não
estão tendo acesso a conhecimentos gerados pela psicologia cognitiva,
psicologia comportamental e neurociência das últimas cinco
décadas”
Ver Prefácio ao livro A
Falácia Socioconstrutivista, de autoria de Kátia Simone Benedetti, pelo Dr.
Vítor Haase - Médico formado pela UFRS, mestre em linguística aplicada pela
PUC-RS e doutor em psicologia médica pela Universidade Ludwig-Maximilians de
Munique. Professor do Departamento de Psicologia da UFMG, estudioso de
neuropsicologia e de modelos de processamento de informação
8. O PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
Foi aprovado em 2014 e previa:
| Meta 2016 | Obtido em 2018 | Estimativa para atingir a meta |
Crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de Idade atendidas pela educação infantil na pré-escola | 100% até 2016 | 93% ( falta incluir 330 mil crianças de 4 a 5 anos em pré-escola.) | Talvez seja atingida a meta em 2024 |
oferta de educação infantil em creches de forma a atender, crianças de até 3 (três) anos | 50% até 2024 | 35,7% falta incluir 1,5 milhão de crianças de 0 a 3 anos em creche | A meta de 50% não será atingida em 2024. No máximo 45% até 2024 |
9. O PROBLEMA DA ALFABETIZAÇÃO é em grande parte derivado de cerca de 1,8 milhões de crianças de zero a cinco anos não serem preparadas adequadamente para o processo de alfabetização ( teoricamente é iniciado aos 6 anos), por não haver vaga em creches e pré-escolas.
10. ÊNFASE À CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS EM DETRIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O total de servidores públicos (Ativos + Aposentados + Instituidores de Pensão) no Ministério da Educação (MEC) era de 277 mil em 2008 (23,9% do total de servidores públicos federais) e passou para 447 mil (35,4% do total de servidores públicos federais) em 2020 (aumento de 61%) devido em grande parte à criação de muitas Universidades Federais.
A despesa média anual por servidor do MEC passou de R$ 61.500,00 em 2008 para R$ 154.500,00 em 2020 (aumento de 31% acima da inflação)
A despesa do MEC, SOMENTE COM SALÁRIOS, em 2008 foi de R$ 17,06 bilhões em 2008 passando em 2020 para R$ 69,04 bilhões – Aumento de 305% (110% acima da inflação, sendo 61% devido ao aumento da quantidade de profissionais e 31% ao aumento salarial acima da inflação ).
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