segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 

INFORMAÇÕES A RESPEITO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO  

A título de epígrafe:

Karl Popper, um dos maiores nomes  da Filosofia da Ciência, em sua Autobiografia Intelectual, traduzida para o português por dois ex-professores do ITA, Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Motta, afirmou:

Aprender a ler e, em menor grau, a escrever são, naturalmente, os acontecimentos mais significativos no desenvolvimento intelectual de uma pessoa. Nada há comparável, pois poucas são as pessoas (Helen Keller é a grande exceção) capazes de recordar o que para elas significou aprender a falar. Serei sempre grato a minha pro­fessora, Emma, que me ensinou a LER, ESCREVER E CONTAR. Isso é, creio eu, o que há de essencial para ensinar a uma criança; e, para aprendê-lo, algumas crianças nem sequer precisam ser ensi­nadas. Tudo o mais é atmosfera e aprendizado através de leitura e reflexão.

Nota: Helen  Keller foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. Sua história foi retratada no filme O Milagre de Anne Sullivan. Aos 7 anos Helen usava cerca de 60 sinais através dos quais se comunicava com a família, (o que na minha opinião demonstra que a linguagem é  uma habilidade inata, enquanto o aprendizado da leitura e da escrita - a alfabetização - não é uma habilidade inata e exige esforço para ensinar e para aprender), mas Anne Sullivan foi a professora que ensinou  a Helen Keller um ALFABETO tátil-gestual que permitiu que ela se comunicasse, embora sem poder ver e ouvir. 

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO - PNA

A leitura dos documentos realçados em amarelo é indispensável para entender a PNA.

Disponível em http://alfabetizacao.mec.gov.br/#pna

Convida todos a conhecer a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e conduzida pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf). Somente com o trabalho colaborativo de famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público será possível elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.

com links para:

·         O que é em:

http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/o-que-e

·         PNA artigo por artigo em:

http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/pna-artigo-a-artigo 

·         Publicações em:

http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/publicacoes

No link acima (Publicações) é possível acessar:

·         Caderno Política Nacional de Alfabetização http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf que é um documento de 56 páginas com 3 grandes capítulos relativos a:

 

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 CENÁRIO ATUAL

1.2 LINHA DO TEMPO: MARCOS HISTÓRICOS E NORMATIVOS

1.3 UM BREVE HISTÓRICO DOS RELATÓRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO

2. ALFABETIZAÇÃO, LITERACIA E NUMERACIA

2.1 O QUE É ALFABETIZAÇÃO

2.1.1 ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS

2.1.2 A CIÊNCIA COGNITIVA DA LEITURA

2.2 LITERACIA

2.2.1 O QUE É LITERACIA

2.2.2 LITERACIA EMERGENTE

2.2.3 LITERACIA FAMILIAR

2.2.4 COGNIÇÃO MATEMÁTICA: NUMERACIA E MATEMÁTICA BÁSICA

2.3 COMO AS CRIANÇAS APRENDEM A LER E A ESCREVER

2.4 COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A LER E A ESCREVER DE MODO EFICAZ

2.4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL

2.4.2 ENSINO FUNDAMENTAL

2.5 ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2.5.1 CRIANÇAS E ADULTOS APRENDEM A LER DO MESMO MODO?

2.6 ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DAS MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO

3. POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

3.1 PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DIRETRIZES

3.2 PÚBLICO-ALVO E AGENTES ENVOLVIDOS

3.3 IMPLEMENTAÇÃO

3.4 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

4. REFERÊNCIAS

5. ÍNTEGRA DO DECRETO Nº 9.765/2019

 Relatório Final Alfabetização Infantil: os novos caminhos (Relatório apresentado no Seminário O Poder Legislativo e a Alfabetização Infantil: os Novos Caminhos, realizado em 15 de setembro de 2003) em sua 3ª EDIÇÃO REVISADA Brasília – 2019.  O relatório está disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/alfabetizacao_infanti_novos_caminhos_gastao_vieira.pdf

2- Professores e Gestores

Destinado a Professores e Gestores, é apresentado o Programa Tempo de Aprender que explica que a leitura e a escrita permitem ao aluno desenvolver outras importantes habilidades, impactando positivamente toda sua vida escolar, pessoal e profissional. É preciso aproveitar a janela de oportunidades que somente o cérebro de uma criança possui, mais apto a adquirir conhecimentos. Destinado precipuamente às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.

TEMPO DE APRENDER é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:

·         Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização

·         Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização

·         Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização

·         Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização 

 

3- Pais e Responsáveis

Em http://alfabetizacao.mec.gov.br/#para-pais é apresentado o  Programa Conta pra Mim que permite aos pais acessar os materiais de orientação que incorporem  as práticas de Literacia Familiar ao seu dia a dia, sendo possível acessar diretamente 40 vídeos cada um com duração de pouco mais de 2 minutos e também um Guia para as Famílias.

Esses vídeos do Programa Conta pra Mim poderiam também ser utilizados nas escolas infantis para desenvolvimento de habilidades que ajudarão as crianças a serem alfabetizadas quando passarem a frequentar o primeiro ano escolar.

O Guia para as famílias é um documento de 72 páginas disponível em  http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta-pra-mim-literacia.pdf  cujo índice é mostrado abaixo:

Literacia Familiar...............................................................13

O que é a Literacia Familiar?........................................13

Quais são as práticas de Literacia Familiar? ................14

Por que praticar a Literacia Familiar?...........................15

Quais são os Facilitadores da Alfabetização? ..............19

Interação Verbal ...................................................... 23

O que é a Interação Verbal no contexto da Literacia Familiar? .. 23

Por que devo praticar as estratégias de Interação Verbal? ......24

Como aplicar as estratégias de Interação Verbal?....... 24

Estratégias de Interação Verbal específicas para bebês 32

Leitura Dialogada............................................................. 35

O que é a Leitura Dialogada?....................................... 35

Por que devo praticar a Leitura Dialogada? ................. 35

Quando posso começar a praticar a Leitura Dialogada? 36

Quanto tempo devo dedicar à Leitura Dialogada? ....... 37

Onde posso praticar a Leitura Dialogada?................... 37

Como praticar a Leitura Dialogada? ............................ 38

Como selecionar livros?.............................................. 48

Narração de Histórias ..............................................51

O que é a Narração de Histórias?.................................51

Por que devo praticar a Narração de Histórias? ...........51

Como praticar a Narração de Histórias? ..................... 52

Contatos com a Escrita............................................. 55

O que são as práticas de Contatos com a Escrita?...... 55

Por que a Exposição à Escrita é importante? .............. 56

Por que as Práticas da Escrita são importantes? ........ 56

Como colocar em prática os Contatos com a Escrita? 56

Atividades Diversas.................................................. 60

Jogos e brincadeiras .................................................. 60

Atividades artísticas e esportivas ............................... 60

Passeios em família ......................................................61

Motivação.................................................................... 62

Como aumentar a Motivação das crianças? ............... 62

Evidências Cientificas.................................................... 66

O que as Evidências Científicas dizem sobre a Literacia Familiar? .. 66

Referências ........................................................................ 68

4 - Meus Comentários

Na minha opinião o grande problema da educação brasileira está na alfabetização. O Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF 2018) é publicado pelo Instituto Paulo Montenegro (uma Ação Social do IBOPE). A cada edição do INAF são entrevistadas 2.002 pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país. A tabela a seguir mostra que houve pouco progresso no que diz respeito à alfabetização.

Os relatórios estão disponíveis em https://ipm.org.br/relatorios  O relatório de 2018 mostra que cerca de 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais, e somente 12% são proficientes.

Tabela 2 - Níveis de alfabetismo no Brasil conforme o Inaf (2001-2018)

 

Nível

2001

2002

2002

2003

2003

2004

2004

2005

2007

2009

2011

2015

2018

BASE

2000

2000

2001

2002

2002

2002

2002

2002

2002

Analfabeto

12%

13%

12%

11%

9%

7%

6%

4%

8%

Rudimentar

27%

26%

26%

26%

25%

20%

21%

23%

22%

Elementar

28%

29%

30%

31%

32%

35%

37%

42%

34%

Intermediário

20%

21%

21%

21%

21%

27%

25%

23%

25%

Proficiente

12%

12%

12%

12%

13%

11%

11%

8%

12%

Total2

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Analfabeto Funcional*

 

39%

 

39%

 

37%

 

37%

 

34%

 

27%

 

27%

 

27%

 

29%

Funcionalmente

Alfabetizados*

61%

61%

63%

63%

66%

73%

73%

73%

71%

Fonte: Inaf 2001-2018

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

O resultado do PISA ( Programme for International Student Assessment’s ), conduzido pela OECD,  mostra que 50% (média OCDE 22,6%) dos alunos brasileiros , em leitura, tiveram resultados inferiores ao nível 2 que seria o mínimo aceitável; em matemática 68% não atingiram o nível 2 ( média OCDE 24%) e, em ciências 55,4% não atingiram o nível 2 (média OCDE 22%)

Abaixo é reproduzida a página PNA artigo por artigo (ver item 1). Segundo a minha opinião o Artigo 1º (A alfabetização no Brasil deverá basear-se em evidências científicas) e o Artigo 3º são os mais importantes do Decreto nº 9.765.




Vale a pena ver:

·         Entrevista com o presidente do Instituto AlfaeBeto, de 12 de abril de 2019, sobre o decreto que trata da nova Política de Alfabetização em https://www.alfaebeto.org.br/2019/04/12/entrevista-decreto-da-nova-politica-de-alfabetizacao/  

·         Como a educação de Portugal avançou rapidamente e com poucos recursos  31 de outubro de 2018 https://www.alfaebeto.org.br/2018/10/31/como-a-educacao-de-portugal-avancou-rapidamente-e-com-poucos-recursos/?fbclid=IwAR3XrEwN5CRCfECzwD5eYv430uYKE6MhWfBpbRAFBTZh9xxf0IDkhwHVXac

·         "O Brasil não alfabetiza bem porque não segue evidências científicas Gazeta do Povo[25/07/2019]" https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-brasil-nao-alfabetiza-bem-porque-nao-segue-evidencias-cientificas/

·         "A abordagem construtivista não funciona para alfabetizar” Gazeta do Povo[13/07/2019] "https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-abordagem-construtivista-nao-funciona-para-alfabetizar/?ref=veja-tambem

·         APRENDIZAGEM INFANTIL  Uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva - Documento de 266  páginas publicado em 2011 pela Academia Brasileira de Ciências. Chamamos a atenção para os Métodos de alfabetização: o estado da arte, abordados a partir da página 81 http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-6821.pdf

·         Recomendo a leitura dos livros:

o   Os Neurônios da Leitura de autoria de Stanislas Dehaene

o   A falácia socioconstrutivista de Kátia Simone Benedetti

o   Livros do Prof. Pierluigi Piazzi: Ensinando Inteligência, Estimulando Inteligência, Aprendendo Inteligência

o   Ler Pensar e Escrever de autoria de Gabriel Perissé

o   Como Educar  Sua Mente (Guia para ler e entender os grandes autores) de autoria de Susan Wise Bauer

 

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