INFORMAÇÕES A
RESPEITO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
A título de
epígrafe:
Karl Popper, um
dos maiores nomes da Filosofia da
Ciência, em sua Autobiografia Intelectual, traduzida para o português por dois
ex-professores do ITA, Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Motta, afirmou:
Aprender a ler e, em menor grau, a escrever são, naturalmente, os
acontecimentos mais significativos no desenvolvimento intelectual de uma
pessoa. Nada há
comparável, pois poucas são as pessoas (Helen Keller é a grande exceção)
capazes de recordar o que para elas significou aprender a falar. Serei sempre grato a minha professora,
Emma, que me ensinou a LER, ESCREVER E CONTAR.
Isso é, creio eu, o que há de essencial para ensinar a uma criança; e, para aprendê-lo, algumas crianças nem
sequer precisam ser ensinadas. Tudo o
mais é atmosfera e aprendizado através de leitura e reflexão.
Nota: Helen Keller foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. Sua história foi retratada no filme O Milagre de Anne Sullivan. Aos 7 anos Helen usava cerca de 60 sinais através dos quais se comunicava com a família, (o que na minha opinião demonstra que a linguagem é uma habilidade inata, enquanto o aprendizado da leitura e da escrita - a alfabetização - não é uma habilidade inata e exige esforço para ensinar e para aprender), mas Anne Sullivan foi a professora que ensinou a Helen Keller um ALFABETO tátil-gestual que permitiu que ela se comunicasse, embora sem poder ver e ouvir.
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO - PNA
A leitura dos documentos realçados em amarelo é indispensável para entender a PNA.
Disponível
em http://alfabetizacao.mec.gov.br/#pna
Convida todos a conhecer a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e conduzida pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf). Somente com o trabalho colaborativo de famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público será possível elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
com links
para:
·
O que é em:
http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/o-que-e
·
PNA artigo por
artigo em:
http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/pna-artigo-a-artigo
·
Publicações em:
http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/publicacoes
No link acima (Publicações) é possível acessar:
·
Caderno Política Nacional de Alfabetização http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf
que é um documento de 56 páginas com 3 grandes capítulos relativos a:
1.
CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1 CENÁRIO ATUAL
1.2 LINHA DO
TEMPO: MARCOS HISTÓRICOS E NORMATIVOS
1.3 UM BREVE
HISTÓRICO DOS RELATÓRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
2.
ALFABETIZAÇÃO, LITERACIA E NUMERACIA
2.1 O QUE É
ALFABETIZAÇÃO
2.1.1
ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS
2.1.2 A CIÊNCIA
COGNITIVA DA LEITURA
2.2 LITERACIA
2.2.1 O QUE É
LITERACIA
2.2.2 LITERACIA
EMERGENTE
2.2.3 LITERACIA
FAMILIAR
2.2.4 COGNIÇÃO
MATEMÁTICA: NUMERACIA E MATEMÁTICA BÁSICA
2.3 COMO AS
CRIANÇAS APRENDEM A LER E A ESCREVER
2.4 COMO ENSINAR
AS CRIANÇAS A LER E A ESCREVER DE MODO EFICAZ
2.4.1 EDUCAÇÃO
INFANTIL
2.4.2 ENSINO
FUNDAMENTAL
2.5 ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
2.5.1 CRIANÇAS E
ADULTOS APRENDEM A LER DO MESMO MODO?
2.6 ALFABETIZAÇÃO
NO CONTEXTO DAS MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO
3. POLÍTICA
NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
3.1 PRINCÍPIOS,
OBJETIVOS E DIRETRIZES
3.2 PÚBLICO-ALVO E
AGENTES ENVOLVIDOS
3.3 IMPLEMENTAÇÃO
3.4 AVALIAÇÃO E
MONITORAMENTO
4.
REFERÊNCIAS
5. ÍNTEGRA
DO DECRETO Nº 9.765/2019
2- Professores e Gestores
Destinado a Professores e Gestores, é apresentado o Programa Tempo de Aprender que explica que a leitura e a escrita permitem ao aluno desenvolver outras importantes habilidades, impactando positivamente toda sua vida escolar, pessoal e profissional. É preciso aproveitar a janela de oportunidades que somente o cérebro de uma criança possui, mais apto a adquirir conhecimentos. Destinado precipuamente às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
TEMPO DE APRENDER é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.
Com o
objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender
propõe ações estruturadas em quatro eixos:
·
Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização
·
Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização
·
Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização
· Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização
3- Pais e Responsáveis
Em http://alfabetizacao.mec.gov.br/#para-pais é apresentado o Programa Conta pra Mim que permite aos pais acessar os materiais de orientação que incorporem as práticas de Literacia Familiar ao seu dia a dia, sendo possível acessar diretamente 40 vídeos cada um com duração de pouco mais de 2 minutos e também um Guia para as Famílias.
Esses vídeos do Programa Conta pra Mim poderiam também ser utilizados nas escolas infantis para desenvolvimento de habilidades que ajudarão as crianças a serem alfabetizadas quando passarem a frequentar o primeiro ano escolar.
O Guia para as famílias é um documento de 72 páginas disponível em http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta-pra-mim-literacia.pdf cujo índice é mostrado abaixo:
Literacia Familiar...............................................................13
O que é a Literacia
Familiar?........................................13
Quais são as práticas de
Literacia Familiar? ................14
Por que praticar a
Literacia Familiar?...........................15
Quais são os
Facilitadores da Alfabetização? ..............19
Interação Verbal ......................................................
23
O que é a Interação
Verbal no contexto da Literacia Familiar? .. 23
Por que devo praticar as
estratégias de Interação Verbal? ......24
Como aplicar as estratégias
de Interação Verbal?....... 24
Estratégias de Interação
Verbal específicas para bebês 32
Leitura Dialogada.............................................................
35
O que é a Leitura
Dialogada?....................................... 35
Por que devo praticar a
Leitura Dialogada? ................. 35
Quando posso começar a
praticar a Leitura Dialogada? 36
Quanto tempo devo
dedicar à Leitura Dialogada? ....... 37
Onde posso praticar a
Leitura Dialogada?................... 37
Como praticar a Leitura
Dialogada? ............................ 38
Como selecionar
livros?.............................................. 48
Narração de Histórias ..............................................51
O que é a Narração de Histórias?.................................51
Por que devo praticar a
Narração de Histórias? ...........51
Como praticar a Narração
de Histórias? ..................... 52
Contatos com a Escrita.............................................
55
O que são as práticas de
Contatos com a Escrita?...... 55
Por que a Exposição à
Escrita é importante? .............. 56
Por que as Práticas da
Escrita são importantes? ........ 56
Como colocar em prática
os Contatos com a Escrita? 56
Atividades Diversas..................................................
60
Jogos e brincadeiras
.................................................. 60
Atividades artísticas e
esportivas ............................... 60
Passeios em família
......................................................61
Motivação....................................................................
62
Como aumentar a
Motivação das crianças? ............... 62
Evidências Cientificas....................................................
66
O que as Evidências
Científicas dizem sobre a Literacia Familiar? .. 66
Referências ........................................................................ 68
4 - Meus Comentários
Na minha opinião o grande
problema da educação brasileira está na alfabetização. O Indicador de
Alfabetismo Funcional (INAF 2018) é publicado pelo Instituto Paulo Montenegro
(uma Ação Social do IBOPE). A cada edição do INAF são entrevistadas 2.002
pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de
todas as regiões do país. A tabela a seguir mostra que houve pouco progresso no
que diz respeito à alfabetização.
Os relatórios estão disponíveis em https://ipm.org.br/relatorios O relatório de 2018 mostra que cerca de 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais, e somente 12% são proficientes.
Tabela 2 - Níveis de
alfabetismo no Brasil conforme o Inaf (2001-2018)
Nível |
2001 2002 |
2002 2003 |
2003 2004 |
2004 2005 |
2007 |
2009 |
2011 |
2015 |
2018 |
BASE |
2000 |
2000 |
2001 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
2002 |
Analfabeto |
12% |
13% |
12% |
11% |
9% |
7% |
6% |
4% |
8% |
Rudimentar |
27% |
26% |
26% |
26% |
25% |
20% |
21% |
23% |
22% |
Elementar |
28% |
29% |
30% |
31% |
32% |
35% |
37% |
42% |
34% |
Intermediário |
20% |
21% |
21% |
21% |
21% |
27% |
25% |
23% |
25% |
Proficiente |
12% |
12% |
12% |
12% |
13% |
11% |
11% |
8% |
12% |
Total2 |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
Analfabeto
Funcional* |
39% |
39% |
37% |
37% |
34% |
27% |
27% |
27% |
29% |
Funcionalmente Alfabetizados* |
61% |
61% |
63% |
63% |
66% |
73% |
73% |
73% |
71% |
Fonte: Inaf 2001-2018
O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.
O resultado do PISA ( Programme
for International Student Assessment’s ), conduzido pela OECD, mostra que 50% (média OCDE 22,6%) dos alunos
brasileiros , em leitura, tiveram resultados inferiores ao nível 2 que seria o
mínimo aceitável; em matemática 68% não atingiram o nível 2 ( média OCDE 24%) e, em ciências 55,4% não atingiram o nível 2 (média OCDE 22%)
Abaixo é reproduzida a página PNA artigo por artigo (ver item 1). Segundo a minha opinião o Artigo 1º (A alfabetização no Brasil deverá basear-se em evidências científicas) e o Artigo 3º são os mais importantes do Decreto nº 9.765.
Vale a pena ver:
·
Entrevista com o presidente do Instituto AlfaeBeto, de 12 de
abril de 2019, sobre o decreto que trata da nova Política de Alfabetização em https://www.alfaebeto.org.br/2019/04/12/entrevista-decreto-da-nova-politica-de-alfabetizacao/
·
Como a educação de Portugal avançou rapidamente
e com poucos recursos 31 de outubro de
2018 https://www.alfaebeto.org.br/2018/10/31/como-a-educacao-de-portugal-avancou-rapidamente-e-com-poucos-recursos/?fbclid=IwAR3XrEwN5CRCfECzwD5eYv430uYKE6MhWfBpbRAFBTZh9xxf0IDkhwHVXac
·
"O Brasil não alfabetiza bem porque não
segue evidências científicas Gazeta do Povo[25/07/2019]" https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-brasil-nao-alfabetiza-bem-porque-nao-segue-evidencias-cientificas/
·
"A abordagem construtivista não funciona
para alfabetizar” Gazeta do Povo[13/07/2019] "https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-abordagem-construtivista-nao-funciona-para-alfabetizar/?ref=veja-tambem
·
APRENDIZAGEM INFANTIL Uma
abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva - Documento de 266 páginas publicado em 2011 pela Academia
Brasileira de Ciências. Chamamos a atenção para os Métodos de alfabetização: o
estado da arte, abordados a partir da página 81 http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-6821.pdf
·
Recomendo a leitura dos livros:
o Os
Neurônios da Leitura de autoria de Stanislas Dehaene
o A
falácia socioconstrutivista de Kátia Simone Benedetti
o Livros
do Prof. Pierluigi Piazzi: Ensinando Inteligência, Estimulando Inteligência,
Aprendendo Inteligência
o Ler
Pensar e Escrever de autoria de Gabriel Perissé
o
Como Educar Sua Mente (Guia para ler e entender os
grandes autores) de autoria de Susan Wise Bauer
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