Pelo menos 70% dos estados e 75%
dos municípios do Brasil aderiram ao programa “Tempo de Aprender”,
que faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) do Ministério da
Educação (MEC).
Sob uma saraivada de críticas de educadores que usam os mesmos métodos que
não funcionam, há pelo menos 20 anos,
as secretarias de educação começam a levar em conta as evidências científicas
para tentar mudar o triste diagnóstico do país: 50% dos alunos de escolas
públicas brasileiras, no 3º ano fundamental, saem não alfabetizados.
Uma postura mais dialógica do MEC pode ter ajudado nessa adesão. "A PNA
demorou a decolar, talvez até por falta de diálogo maior, mas, hoje, há um
certo consenso de que precisamos mudar a forma como alfabetizamos. A ciência
já diz isso há bastante tempo. E um diálogo mais aberto, menos agressivo,
tornou isso possível", afirmou Claudia Costin, em entrevista à jornalista Isabelle
Barone.
* Veja no mapa abaixo como está a adesão nos estados:
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