sexta-feira, 26 de março de 2021

A SITUAÇÃO DO BRASIL COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA

 

1. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA), de 2016

Fonte http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf

·         Em LEITURA,  54,73% de mais de 2 milhões de alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental apresentaram DESEMPENHO INSUFICIENTE no  exame de proficiência.

o   Desse total, cerca de 450 mil alunos foram classificados no nível 1 da escala de proficiência, o que significa que são incapazes de localizar informação explícita em textos simples de até cinco linhas e de identificar a finalidade de textos como convites, cartazes, receitas e bilhetes.

·         Em ESCRITA, 33,95% estavam em NÍVEIS INSUFICIENTES (1, 2 ou 3).

o   Embora o número não seja tão alto em comparação com leitura, percebe-se a gravidade do problema diante da descrição desses níveis: aproximadamente 680 mil alunos de cerca de 8 anos estão nos níveis 1 e 2, o que quer dizer que não conseguem escrever “palavras alfabeticamente” ou as escrevem com desvios ortográficos. Quanto à escrita de textos, ou produzem textos ilegíveis, ou são absolutamente incapazes de escrever um texto curto.

·         Em MATEMÁTICA, 54,46% dos estudantes tiveram desempenho ABAIXO DO ADEQUADO

o   O que significa que não eram capazes, por exemplo, de calcular adição de duas parcelas com reagrupamento, nem de associar o valor monetário de um conjunto de moedas ao valor de uma cédula.

2. INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL (INAF), DO INSTITUTO PAULO MONTENEGRO

Fonte: https://drive.google.com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view

Tabela 2 - NÍVEIS DE ALFABETISMO NO BRASIL CONFORME O INAF (2001-2018)

Nível

2001

2002

2003

2004

2007

2009

2011

2015

2018

2002

2003

2004

2005

BASE

2000

2000

2001

2002

2002

2002

2002

2002

2002

Analfabeto

12%

13%

12%

11%

9%

7%

6%

4%

8%

Rudimentar

27%

26%

26%

26%

25%

20%

21%

23%

22%

Elementar

28%

29%

30%

31%

32%

35%

37%

42%

34%

Intermediário

20%

21%

21%

21%

21%

27%

25%

23%

25%

Proficiente

12%

12%

12%

12%

13%

11%

11%

8%

12%

Total2

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Analfabeto Funcional*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

39%

39%

37%

37%

34%

27%

27%

27%

29%

Funcionalmente

61%

61%

63%

63%

66%

73%

73%

73%

71%

Alfabetizados*

Na escala do INAF, o ANALFABETISMO FUNCIONAL abrange dois grupos:

·         ANALFABETO

o   O analfabeto é aquele que não consegue realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases, ainda que consiga ler números familiares (números de telefone, preços etc.)

·          RUDIMENTAR”.

o   O alfabetismo rudimentar é a condição daquele que, entre outras limitações, apenas consegue localizar informações explícitas, e expressas de modo literal,  em textos simples do cotidiano (cartazes, calendários etc.), não sendo capaz de fazê-lo em textos diversos (como jornalísticos ou científicos) de média extensão, nem de realizar pequenas inferências

De acordo com a tabela acima (INAF Brasil 2018):

·         29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos podem ser considerados ANALFABETOS FUNCIONAIS

·         12% dos brasileiros nessa faixa etária se encontram classificados como PROFICIENTES, ou seja, conseguem elaborar textos um pouco mais complexos (como mensagens, descrições, exposições e argumentações) e opinar acerca do estilo ou do posicionamento do autor.

3. IDEB ( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2019

Quem lê a notícia publicada no site do MEC  “Ensino médio registra crescimento histórico no IDEB 2019” Resultados apontam evolução no rendimento escolar e no desempenho da etapa após quatro anos de estabilidade. Ensino fundamental teve leve crescimento”, imagina que a educação brasileira vai às mil maravilhas.

No entanto, basta acessar os Resultados do IDEB 2019  http://ideb.inep.gov.br/resultado/ para ver que não é bem isso que nos mostra o resultado obtido. Embora não seja mentira, pois o ensinou médio cresceu depois de 10 anos praticamente estagnado, mesmo assim apresentou resultados extremamente baixos em relação às metas que por sua vez já são muito baixas. Desde 2011 os resultados obtidos para o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental estão bem abaixo das metas.

Abaixo está a tabela com os resultados, que fala por si só. Basta ver os quadradinhos verdes.

IDEB - Resultados e Metas

Parte superior do formulário

IDEB 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e Projeções para o BRASIL

 

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

IDEB Observado

Metas

 

2005

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

 

Total

3.8

4.2

4.6

5.0

5.2

5.5

5.8

5.9

3.9

4.2

4.6

4.9

5.2

5.5

5.7

6.0

 

Dependência Administrativa

 

Estadual

3.9

4.3

4.9

5.1

5.4

5.8

6.0

6.1

4.0

4.3

4.7

5.0

5.3

5.6

5.9

6.1

 

Municipal

3.4

4.0

4.4

4.7

4.9

5.3

5.6

5.7

3.5

3.8

4.2

4.5

4.8

5.1

5.4

5.7

 

Privada

5.9

6.0

6.4

6.5

6.7

6.8

7.1

7.1

6.0

6.3

6.6

6.8

7.0

7.2

7.4

7.5

 

Pública

3.6

4.0

4.4

4.7

4.9

5.3

5.5

5.7

3.6

4.0

4.4

4.7

5.0

5.2

5.5

5.8

 

 Anos Finais do Ensino Fundamental

 

IDEB Observado

Metas

 

2005

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

 

Total

3.5

3.8

4.0

4.1

4.2

4.5

4.7

4.9

3.5

3.7

3.9

4.4

4.7

5.0

5.2

5.5

 

Dependência Administrativa

 

Estadual

3.3

3.6

3.8

3.9

4.0

4.2

4.5

4.7

3.3

3.5

3.8

4.2

4.5

4.8

5.1

5.3

 

Municipal

3.1

3.4

3.6

3.8

3.8

4.1

4.3

4.5

3.1

3.3

3.5

3.9

4.3

4.6

4.9

5.1

 

Privada

5.8

5.8

5.9

6.0

5.9

6.1

6.4

6.4

5.8

6.0

6.2

6.5

6.8

7.0

7.1

7.3

 

Pública

3.2

3.5

3.7

3.9

4.0

4.2

4.4

4.6

3.3

3.4

3.7

4.1

4.5

4.7

5.0

5.2

 

  Ensino Médio

 

IDEB Observado

Metas

 

2005

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

 

Total

3.4

3.5

3.6

3.7

3.7

3.7

3.8

4.2

3.4

3.5

3.7

3.9

4.3

4.7

5.0

5.2

 

Dependência Administrativa

 

Estadual

3.0

3.2

3.4

3.4

3.4

3.5

3.5

3.9

3.1

3.2

3.3

3.6

3.9

4.4

4.6

4.9

 

Privada

5.6

5.6

5.6

5.7

5.4

5.3

5.8

6.0

5.6

5.7

5.8

6.0

6.3

6.7

6.8

7.0

 

Pública

3.1

3.2

3.4

3.4

3.4

3.5

3.5

3.9

3.1

3.2

3.4

3.6

4.0

4.4

4.7

4.9

 

Os resultados marcados em verde referem-se ao IDEB que atingiu a meta.
Fonte: Saeb e Censo Escolar.
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ensino-medio-registra-crescimento-historico-no-ideb-2019 

  4. PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES)

 A prova é realizada a cada três anos, avalia os conhecimentos de adolescentes de 15 e 16 anos em leitura, matemática e ciências em dezenas de países, mostrou que o Brasil, entre 79 países avaliados, ficou em 57° lugar em leitura, 66° em ciências e em 70° em matemática

Conforme publicação da Gazeta do Povo Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/estudantes-brasileiros-continuam-entre-os-piores-no-pisa-2018/?ref=link-interno-materia?ref=link-interno-materia#ancora-1   e algumas iinformações de  https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2019/12/03/e-preocupante-que-50-dos-alunos-brasileiros-nao-tenham-nivel-basico-de-leitura-diz-analista-da-ocde.htm?cmpid=copiaecola

Leitura

 Brasil      Média da OCDE"




Na prova de leitura, os brasileiros tiveram, em média, 413 pontos. O resultado coloca o Brasil em 57º lugar dentre 79 economias avaliadas, à frente da Colômbia (412), da Argentina (402) e do Peru (401), mas muito atrás dos 487 pontos de média da OCDE.

 Matemática

 Brasil         Média da OCDE



Em matemática, a média dos alunos brasileiros foi de 384 pontos, enquanto a média dos países desenvolvidos é de 489 pontos. O Brasil em 70° lugar no ranking de matemática, dentre 78 países, atrás dos vizinhos Chile (417), Peru (400) e Colômbia (391).

Ciências

 Brasil             Média da OCDE












Em ciências, a média brasileira foi de 404 pontos, deixando o Brasil em 66° lugar no ranking da disciplina.

Fonte: OCDE/Pisa 2018 Infográfico: Chantal Wagner / Gazeta do Povo


5. SAEB (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2017

Em 30/08/2020 Vanessa Fajardo e Flavia Foreque, G1 e TV Globo, publicaram no Portal G1 um artigo com o título:   7 DE CADA 10 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÊM NÍVEL INSUFICIENTE EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, diz MEC  https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml   apresenta  os resultados dos testes SAEB (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) 2017 realizados em 2017 com alunos dos 5º e  9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

O artigo mostra dados muito interessantes e o gráfico abaixo é auto-explicativo.

·         60% dos alunos (escolas públicas e privadas) do 9º ano do Ensino Fundamental tem nível insuficiente em português e matemática (notas de zero a três)

·         Mais de 70% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio tem nível insuficiente em português e matemática (notas de zero a três), sendo que cerca de 23% desses alunos tem nota 0 (zero)

Dados do Saeb 2017 mostram médias de proficiência e português e matemática — Foto: Karina Almeida e Juliane Souza/ G1


6. Ver Brasil está muito distante do referencial mundial  - Cenário mundial da educação Profissional e Tecnológica de nível médio https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/existe-salvacao-fora-da-universidade-e-ela-esta-no-ensino-tecnico/ 

% dos estudantes formados no ensino técnico de nível médio











7.  – “os pedagogos no Brasil não estão tendo acesso a conhecimentos gerados pela psicologia cognitiva, psicologia comportamental e neurociência das últimas cinco décadas

Ver  Prefácio ao livro A Falácia Socioconstrutivista, de autoria de Kátia Simone Benedetti, pelo Dr. Vítor Haase - Médico formado pela UFRS, mestre em linguística aplicada pela PUC-RS e doutor em psicologia médica pela Universidade Ludwig-Maximilians de Munique. Professor do Departamento de Psicologia da UFMG, estudioso de neuropsicologia e de modelos de processamento de informação

8.  O PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO)

Foi aprovado em 2014 e  previa:

 

 

Meta 2016

Obtido em 2018

Estimativa para atingir a meta

Crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de Idade atendidas pela educação infantil na pré-escola

100% até 2016

93% ( falta incluir 330 mil crianças de 4 a 5 anos em pré-escola.)

Talvez seja atingida a meta em 2024

oferta de educação infantil em creches de forma a atender, crianças de até 3 (três) anos

50% até 2024

35,7% falta incluir 1,5 milhão de crianças de 0 a 3 anos em creche

A meta de 50% não será atingida em 2024. No máximo 45% até 2024


9. O PROBLEMA DA ALFABETIZAÇÃO é em grande parte derivado de cerca de 1,8 milhões de crianças de zero a cinco anos não serem preparadas adequadamente para o processo de alfabetização ( teoricamente é iniciado aos 6 anos), por não haver vaga em creches e pré-escolas.

10. ÊNFASE À CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS EM DETRIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O total de servidores públicos (Ativos + Aposentados + Instituidores de Pensão) no Ministério da Educação (MEC) era de 277 mil  em 2008 (23,9% do total de servidores públicos federais)  e passou para 447 mil (35,4% do total de servidores públicos federais) em 2020 (aumento de 61%) devido em grande parte à criação de muitas Universidades Federais.

A despesa média anual por servidor do MEC passou de R$ 61.500,00 em 2008 para R$ 154.500,00 em 2020 (aumento de 31% acima da inflação)

A despesa  do MEC, SOMENTE COM SALÁRIOS, em 2008 foi de R$ 17,06 bilhões em 2008 passando em 2020 para R$ 69,04 bilhões – Aumento de 305% (110% acima da inflação, sendo 61% devido ao aumento da quantidade de profissionais e 31% ao aumento salarial acima da inflação ). 

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