Livros do Professor Pier
(Pierluigi Piazzi)
·
Aprendendo Inteligência- destinado aos alunos
·
Estimulando Inteligência – destinado aos pais
·
Ensinando Inteligência – destinado aos
professores
·
Inteligência em Concursos – destinado aos
concurseiros e vestibulandos
Aprendendo Inteligência (Um pequeno resumo)
Nota à terceira edição
Equívocos Educacionais:
·
Consumismo (celular com acesso à internet,
tablet, etc, produzem emburrecimento)
·
Uso de drogas (como a Ritalina – TDAH não é
distúrbio neurológico mas falta de organização e de horários na nossa vida)
·
Falta de incentivo à leitura.
Introdução
Livro dividido em duas partes:
1.
Entender o que há de errado na maneira de
encarar a Escola e evitar os erros mais comuns;
2.
Uma espécie de receita de se tornar mais
inteligente (por exemplo obrigar o cérebro a fazer musculação mental)
Parte 1 - A PROGRAMAÇÃO DO SEU
CÉREBRO
1.1 POR QUE ESTUDAR?
Epígrafe:
Population, when
unchecked, increases in a
geometrical ratio. Subsistence increases only in an arithmetical ratio.
População, quando não controlada, cresce em
razão geométrica. Recursos de
subsistência crescem, apenas, em razão aritmética.
Thomas Robert Malthus (1766-1834)
O bem mais escasso é a inteligência e para sobreviver é preciso
tornar-se inteligente cada vez mais.
O conselho certo não é estudar mais, mas estudar melhor. Qualidade ao
invés de quantidade.
1.2 QUANDO ESTUDAR?
Epígrafe:
The
roots of education are bitter, but the fruit is sweet
As raízes da educação são amargas, mas seu
fruto é doce.
Aristóteles (384-322 a.C.)
QUANDO ESTUDAR? Na hora certa. Para aprender (não para tirar boas notas e passar de ano). Você pode tirar boas notas, mas isso não significa aprender. Se você só estuda na hora da prova consegue tirar boas notas, mas não aprende.
Estude pouco de cada vez, logo após as aulas e antes de ir dormir. AULA DADA, AULA ESTUDADA....HOJE! NUNCA NA VÉSPERA DA PROVA.
1.3 QUANTO ESTUDAR?
Epígrafe:
It is possible to store the mind with a
million facts and still be entirely uneducated
É possível abarrotar a mente com milhões de fatos
e, mesmo assim, ser completamente iletrado
Alec Bourne
Se você sabe que tem de estudar todos os dias deve estudar pouco. Mas
quanto é esse pouco? Você descobrirá.
Mas há duas armadilhas:
1.
Deixamos de lado aquilo em que temos
dificuldades, do que não gostamos e do que não achamos importante (sou da área
de exatas e não preciso de gramática);
2.
O cérebro tem fome (necessidade de se recompor).
Recomendação: Estudar 30 minutos e parar 10 minutos
NA AULA VOCÊ NÃO APRENDE... NA
AULA VOCÊ ENTENDE
1.4 COMO ESTUDAR?
Epígrafe:
Training is everything. The peach was once a bitter
almond; cauliflower is nothing but cabbage with a college
education.
Treinamento é tudo. O pêssego já foi uma amêndoa
amarga; a couve-flor nada mais é do que um repolho com nível universitário.
Mark
Twain (1835-1910)
Evitar as distrações (não dá
para fazer várias coisas ao mesmo tempo).
Velho ditado chinês:
SE EU OUÇO.....ESQUEÇO!
SE EU VEJO......ENTENDO!
SE EU FAÇO ......APRENDO!
Na aula você ouve e vê e pouco faz. No máximo você entende.
Fazer é escrever (digitar no computador não é a mesma coisa), fazer um
resumo, ou desenhar, ou fazer exercícios.
PARTE 2: ACELERANDO OS NEURÔNIOS
2.1 COMO SE TORNAR MAIS
INTELIGENTE
Epígrafe:
The test of a first-rate intellingence is the
ability to hold two opposed ideas in the mind at the same
time, and still retain the ability to function.
O teste para uma inteligência de primeira linha
consiste na habilidade de reter na mente duas ideias opostas e, mesmo assim,
conservar a habilidade de funcionar.
F. Scott Fitzgerald (1896-1940)
O que é inteligência? Habilidade em descobrir regras (mesmo
ocultas). Tornar-se menos burrro
Inteligências
múltiplas ou módulos cognitivos e habilidades relacionadas:
Linguística – recepção e
transmissão da palavra (falada, escrita, ou sinais)
Lógico-matemática - relações de causa e efeito
Musical – produção ou
audição de música
Espacial – por exemplo
relacionar uma planta ou um mapa com o objeto real
Psicocinética – dominar
o corpo e seus movimentos
Interpessoal –
relacionamento com outras pessoas
Intrapessoal – habilidade
de autoanálise (conhece-te a ti mesmo)
É imprescindível
desenvolver todas as facetas da inteligência. Por isso o módulo intrapessoal é o mais importante,
levando à melhora dos outros módulos.
2.2 Os Cinco Passos
Epígrafe:
A journey of a thousand miles begins with a single step
Uma jornada de mil milhas começa com um único
passo.
Lao-Tzu (604 a.C. - 531 a.C.)
Primeiro Passo: Acreditar (qualquer
pessoa é capaz de desenvolver qualquer tipo de habilidade. Seu cérebro é o mais
fantástico computador na face da Terra.
Para
adquirir raciocínio mais rápido e criativo tente responder questões como as dos
testes de inteligência
Segundo Passo: Evitar a Burrice
Coisas que embotam a inteligência:
·
Drogas (Tanto
as permitidas como o álcool como as proibidas que produzem danos permanentes ao
cérebro). Provérbio Chinês: “Todo o prazer vem associado a uma dor. O verdadeiro
prazer é aquele no qual a dor vem antes”.
Com a droga é o contrário: Você fuma maconha (o prazer vem antes) e se
torna um imbecil (a dor vem depois)
·
Televisão
que é imbecilizante porque:
o
Substituiu a mais útil forma de lazer que é a
leitura, criando os analfabetos funcionais
o
Fica o tempo inteiro ligada sem que prestemos
atenção e nos induz também a não dar atenção aos outros
·
Games –
alguns até podem desenvolver a habilidade mas se jogados por muitas horas nos
levam a sair do mundo real, tornando-nos “autistas cibernéticos”, cada vez mais
fechados em um mundo interior.
·
Internet –
coloca um mundo maravilhoso de informações à nossa disposição mas tem
problemas:
o
As redes sociais viciam tanto quanto as drogas
químicas e ao passar horas na internet deixamos de praticar esportes e de nos
relacionarmos socialmente, em resumo .....DEIXAMOS DE VIVER
o
Jovens que usam compulsivamente a internet para
se comunicar apresentam um rebaixamento de Q.I. que é o dobro do causado pelo
uso da maconha.
Terceiro Passo: Estudar Pouco
Toda a primeira parte do livro foi dedicada a este terceiro passo:
criar o hábito de ESTUDAR POUCO... MAS
TODO DIA!
Para isso você deve se organizar, deve ter método. Local tranquilo, sem
barulhos, sem televisão e celular ligados e, principalmente, uma agenda de
horários a serem respeitados.
Quarto Passo: Procurar Desafios
É preciso fazer “musculação mental”, tal como jogar xadrez, fazer
palavras cruzadas, resolver problemas de matemática, ler romances policiais. É
preciso ler a história do professor de matemática (página 99 e resolver o
problema) para ver o exemplo de musculação mental. A partir dele o professor
divide a turma em três grupos:
·
Eternos idiotas – não prestam atenção nem querem
saber o final da história
·
Preguiçosos – partem em busca de alguém que
tenha resolvido o problema
·
“Nerds” – São os inteligentes que querem se
tornar ainda mais inteligentes e encaram o problema como um desafio, um
mistério a ser desvendado. Se algum “nerd”
resolve o problema, imediatamente o outro “nerd” pede: “Então, não conta!” pois
quer conseguir resolver sozinho. Sentem um prazer enorme (prazer depois) ao
resolver um problema que exigiu esforço mental (dor antes) como diz o provérbio
chinês.
Outra dica é assistir filmes no Netflix com áudio e legendas em inglês,
embora seja mais difícil trará mais benefícios para o seu inglês do que muitas
aulas. Você pode até, antes de ver o filme, ler o livro em português que conte
a mesma história, mas acho que o filme perderá a graça pois o livro normalmente
é melhor.
O que é mais fácil e o
que é mais difícil: ler O
Senhor dos Anéis ou assistir ao filme?
É claro que assistir ao
filme é mais fácil!
Portanto, é lendo o livro
que você se torna mais inteligente!
Por isso, vou dedicar um
passo à parte para os livros.
Antes de terminar este quarto
passo, porém, duas observações:
1)"Nerd" não é
"aluno estudioso", é "aluno inteligente"! Não confunda.
2) Se quiser saber a idade
das três filhas... descubra sozinho!
Quinto passo: LER MUITO
Epígrafe:
"Esistono tre categorie di cervelli: quelli
che capiscono da soli, quelli
che per capire hanno bisogno degli altri, e quelli che non capiscono né
da soli né grazie agli altri. l primi sono eccellentissimi, i secondi eccellenti e i
terzi inutili".
Existem três categorias de cérebros: os que
entendem sozinhos, os que, para entender, necessitam dos outros e os que não
entendem nem sozinhos nem graças aos outros. Os primeiros são excelentíssimos,
os segundos excelentes e os terceiros inúteis.Niccoló Machiavelli (1469-1527)
No fundo, o quinto passo é uma consequência do quarto e consiste num único
conselho: ler, ler e ler!
SÓ OBTÉM ALGO INTERESSANTE DA VIDA, DA ESCOLA, DO
TRABALHO, QUEM LÊ MUITO. E SÓ LÊ MUITO QUEM LÊ POR PRAZER!
O grande problema é que as pessoas não sentem muito
prazer em ler, o que é causado por dois fatores: um deles é a FALTA DE
HABILIDADE DE ALGUNS PROFESSORES QUE, NA TENTATIVA DE FAZER O ALUNO LER,
ACABAM CAUSANDO O ÓDIO PELA LEITURA.
Como?
Obrigando o coitado a ler um
livro que não foi escolhido por ele. Ora, qualquer pessoa que lide com animais
conhece o velho ditado: "Você pode levar o cavalo até a água, mas não pode
obrigá-lo a beber". Se você quiser que o cavalo beba, deve fazê-lo ficar
com sede.
E, se você enfiar o focinho
do cavalo no balde, ele não só não vai beber como vai ser tomado por uma
permanente aversão pelo balde!31
O outro fator da falta de
prazer pela leitura é a pura e simples preguiça mental (causada,
principalmente, por falta de exercício).
Por exemplo, os eternos
idiotas, já comentados no passo anterior, têm cãibras nos miolos ao enfrentar a
leitura de um álbum de figurinhas!
Os preguiçosos são obrigados
a escolher um livro, e sempre optam pelo "mais fino".
Os "nerds" já são
leitores mais corajosos. Porém, às vezes, mal orientados pela escola, partem
para "leituras de bom nível" quando deveriam optar pelas "mais
divertidas", uma vez que...
LER
É LAZER!
Não apenas lazer, como uma
das maneiras mais divertidas, mais gostosas e, estranhamente, mais úteis que um
ser humano tem de passar algumas horas.
Muita gente acha estranho o
fato de que alguém possa se divertir (e muito!) lendo um livro.
Ao ler o livro, você cria o
seu próprio filme, muito mais criativo do que poderia ser o filme concebido
por um produtor preocupado em agradar aos "antinerds" para obter
bilheteria.
Infelizmente, porém, a
quantidade de pessoas capazes de "montar seu próprio filme" é cada
vez menor, porque isso exige imaginação.
Muita imaginação!
Ouvir rádio e ler livros,
por exemplo, exercita a imaginação.
Assistir à TV, no entanto,
reduz a capacidade de imaginar, pois a imagem já vem pronta.
O hábito de colocar os
filhos na frente de uma TV desde a mais tenra infância transformou boa parte
das atuais crianças e adolescentes (e adultos, por que não?) em semianalfabetos, desprovidos de imaginação.
Na realidade, a mente
humana tem uma característica muito interessante.
Todo mundo aceita que o ser
humano "fala porque pensa". Na realidade, "o homem pensa porque
fala".
É o ato de falar, ou seja, é
a capacidade de encadear símbolos para se comunicar que faz com que o ser
humano seja capaz de concatenar o raciocínio, o pensamento abstrato.
A palavra "falar"
é colocada aqui no seu sentido mais amplo, no sentido simbólico, tanto da
transmissão quanto da recepção dos sinais.
Dois surdos gesticulando um
para o outro estão falando e isso faz com que estejam raciocinando. Mas, para
isso, os dois devem conhecer o mesmo código.
Quando seu celular toca...
"bip, bip, bip"
"biiip, biiip"
"bip, bip, bip"
...está "falando" com
você.
Se você não conhece o código,
vai simplesmente perceber que o celular está tocando, mas não irá entender o
que ele quis dizer. CONSIDERO ESSENCIAL
LER INTEGRALMENTE DA PÁGINA 104 ATÉ À PAGINA 117.
Para ver no Youtube é só procurar Pierluigi Piazzi – são palestras longas
mas muito engraçadas. Alguns links:
https://www.youtube.com/watch?v=weYxCI6qopI https://www.youtube.com/watch?v=RlSCoYwnxr4&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=AqvAWEHpbsE https://www.youtube.com/watch?v=-ItQcx9nCJ0
e
há muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário