quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Nota Técnica da Associação de Olho no Material Escolar a respeito do DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2024 (CONAE 2024)

 

A Associação de Olho no Material Escolar emitiu uma Nota Técnica, disponível em  https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbarquivos/nota-publica-conae-de-olho-2qT2.pdf ,

 a respeito do DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2024 (CONAE 2024) que será a base das diretrizes para a elaboração do Projeto de Lei que definirá o escopo, metas e recursos para o Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos.

Nessa NOTA TÉCNICA é apresentada uma síntese dos itens críticos do DOCUMENTO DE REFERÊNCIA:

·      Ausência de base técnico-científica na abordagem do conteúdo: há referências pejorativas e parciais com juízos de valores questionáveis sobre gestões anteriores desde a democratização do País;”

·      “Postura refratária à inciativa privada e seu papel no desenvolvimento econômico, além de pautas legítimas à sociedade, como o amplo debate ao direito das famílias de educarem seus filhos (democratização da educação); a exemplo da educação domiciliar;”

·      “Limitado rigor técnico na análise do PNE 2014-2024, atendo-se apenas a sumário descritivo dos seus resultados, sem refletir sobre a pertinência das metas, das estratégias ou dos indicadores;”

·      “Falta de rigor técnico na contextualização do tema de cada eixo, utilizando-se de um discurso prolixo com margem a questionamento do teor ético, o que dificulta a comunicação (para a sociedade) e o entendimento das razões que levaram às escolhas dos direcionamentos;”

·      “Ausência de análise metódica dos problemas, das suas causas e consequências e das suas relações lógicas de modo a se permitir a definição de objetivos, diretrizes e metas, além da concatenação de iniciativas a fim de se garantir efetividade e maximização de recursos;”

·      “Ausência de clareza, aprofundamento e contextualização de temas relacionados à ideologia e identidade de gênero. Ausência de proposição de letramento.”

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